- Ao instalar energia solar na sua residência, você consegue suprir 100% da necessidade energética do imóvel;
- A economia pode chegar a 95% na conta de luz;
- O custo para imóveis pequenos se encontra entre R$ 12 mil e R$ 15 mil.
O aumento expressivo do custo da energia nos últimos meses tem feito com que brasileiros procurem medidas alternativas para reduzir os gastos com a luz elétrica. Uma possibilidade considerada é a instalação de energia solar em residências, o que levanta a questão: realmente vale a pena investir no sistema de energia solar em moradias?
Na questão financeira, tudo indica que sim. Ao instalar energia solar na sua residência, você consegue suprir 100% da necessidade energética do imóvel, economizando até 95% na sua conta de luz.
Como fica o pagamento de conta de energia nesse caso?
Mesmo que a quantidade de energia gerada pelo sistema voltaico seja maior do que a consumida no mês na residência, será necessário pagar a taxa mínima da conta de luz elétrica. Esse valor é formado pelo custo de disponibilidade da energia somado à taxa de iluminação pública local.
Quanto custa instalar um painel solar em casa?
Muitos questionam qual é o custo para instalar energia solar. Entretanto, o valor de um sistema fotovoltaico varia conforme diversos fatores, tais como a complexidade e o tamanho da instalação. No geral, para imóveis de pequenas dimensões, o valor se encontra entre 12 e 15 mil reais.
Em quanto tempo tenho um retorno desse investimento?
Normalmente, o tempo de retorno do investimento de um sistema fotovoltaico residencial no Brasil é de em torno de quatro anos a seis anos. Isso significa que depois desse período, com a economia de energia elétrica proporcionada pelo sistema solar, você recupera todo o valor investido.
Como funciona o painel solar funciona em prédios?
O sistema de energia solar também fica disponibilizado para moradores de apartamentos: ao instalar os painéis fotovoltaicos é necessário dispor de um espaço aberto para que os mesmos recebam a luz do Sol e consigam transformá-la em energia. Apartamentos localizados na cobertura ou no térreo possuem mais facilidade na instalação dos painéis, já que o espaço é mais aberto para os raios solares.
Mas também é possível instalar o sistema em sacadas ou em fachadas dos condomínios, mas é necessário ter o cuidado de verificar se nesses locais ocorre sombreamento feito por árvores ou por conta do próprio posicionamento do prédio.
Compartilhe.