Nos dias 3 e 4 de setembro, especialistas e dirigentes sindicais do setor elétrico estiveram reunidos em Praia Grande (SP) participando do Seminário Setorial de Energia da IndustriALL, que teve como tema central Política Industrial para uma Transição Justa.
O encontro reuniu lideranças de diversas regiões do país para debater os desafios do setor energético diante da necessidade de modernização da matriz elétrica, da ampliação de fontes renováveis e do impacto social da chamada transição energética.
Entre os participantes, esteve presente André Paladino, presidente do Sindicato dos Eletricitários de Ipaussu e vice-presidente da Fenatema. Em sua intervenção, Paladino destacou que o debate sobre transição energética não pode estar restrito às grandes corporações, mas deve, sobretudo, considerar os setores mais vulneráveis da sociedade.
“O que vemos hoje é que muitas grandes empresas e empreendimentos estão migrando para o mercado livre ou até mesmo para sistemas próprios de geração, como a fotovoltaica e a eólica, porque têm condições de financiar esses projetos. Mas, para que haja de fato justiça, precisamos olhar para o cidadão comum, aquele que compromete todos os meses até 40% de sua renda apenas para pagar eletricidade. Não podemos discutir transição justa sem incluir os mais vulneráveis”, afirmou.
Paladino reforçou ainda a necessidade de políticas públicas e governamentais que garantam financiamento e acesso democrático às novas tecnologias energéticas, “Tudo isso passa pelo governo. Sem a mão estatal para financiar tais projetos, o cidadão comum não conseguirá acompanhar essa transformação”, concluiu.
O seminário reafirmou o compromisso das entidades de continuar lutando por uma transição energética que seja sustentável, inclusiva e socialmente justa, garantindo que os trabalhadores e a população em geral não fiquem à margem das mudanças que já estão em curso no setor elétrico brasileiro.
União Global IndustriALL
A IndustriALL Global Union, é uma Central Sindical Internacional que representa mais de 50 milhões de trabalhadores nos setores de mineração, energia e indústria em 130 países, que luta por melhores condições de trabalho e direitos sindicais em todo o mundo.


















