O Stiehi deu início nesta terça-feira (23) às negociações do ACT 2026 com a CTG Brasil, marcando o começo de um processo que terá como principal objetivo buscar melhores condições para os trabalhadores, valorização, recuperação do poder de compra e melhoria dos benefícios.
Na reunião de abertura, a empresa apresentou como proposta financeira a aplicação do índice de 4,72%, correspondente à variação do IPCA, para reajuste dos salários e benefícios.
Representando o Stiehi na mesa de negociação, o diretor do Sindicato David Gonçalves manifestou que a simples reposição inflacionária não atende às expectativas da categoria. Segundo ele, há mais de cinco anos os empregados não recebem ganho real, tornando necessária uma discussão mais ampla sobre valorização salarial.
Para ele, uma negociação coletiva não pode se limitar à simples aplicação da inflação, “se o objetivo fosse apenas repassar o IPCA, não haveria sequer necessidade de um processo negocial, o papel do sindicato é justamente buscar avanços, corrigir distorções e conquistar melhorias para os trabalhadores,” afirmou.
Ainda segundo David, “se a discussão fosse apenas aplicar o IPCA, bastaria fazer uma conta matemática e assinar o acordo, não podemos aceitar que os trabalhadores passem mais um ano recebendo apenas a reposição da inflação, especialmente depois de mais de cinco anos sem aumento real, vamos defender remuneração justa. Este é o nosso compromisso, e é por isso que estamos na mesa de negociação.”
Outro ponto destacado pelo sindicato foi a necessidade de revisão do Vale-Alimentação, pois a inflação acumulada no período superou a inflação geral, e reduziu significativamente o poder de compra dos empregados.
Além das questões econômicas, David também reforçou junto à empresa a importância de recuperar sua capacidade de atrair e reter profissionais qualificados. Para a entidade, é fundamental que a CTG volte a oferecer perspectivas de crescimento e valorização de carreira, evitando a perda constante de profissionais para outras empresas.
A próxima rodada de negociações já está agendada para o dia 29 de junho, quando novas discussões deverão ocorrer sobre as reivindicações apresentadas pelo sindicato.
